quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saúde, direito de todos.



A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado, sendo garantida por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços.

Estas políticas sociais e econômicas protetoras da saúde atuam sobre os fatores determinantes da condição de saúde como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte e lazer.

MAS E VOCÊ SABE O QUE É SAÚDE? Muitos de nós acreditamos que não possuir nenhuma doença é desfrutar de saúde. Porém segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é muito mais do que isso, é considerada como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a simples ausência de doenças e outros planos.

Portanto cuidar da saúde da população vai muito além de apenas construir hospitais, ou colocar mais profissionais de saúde nas unidades de saúde. A saúde não pode se acabar em vagas promessas eleitorais e boas intenções do governo, mas deve ser vista por todos nós como obrigação.

Fonte: CARVALHO, G.I. de, Sistema Único de Saúde: comentários à Lei Orgânica da Saúde- 3ª ed. Campinas, SP, Ed.da Unicamp, 2002.

Colaboradora: Marcela Balsano

2 comentários:

  1. Heey gente! Muito importante falar sobre -Saúde, direito de todos!- É um tema suuuper importante, gosteei mesmo! Que tal abordar o assunto de Participação Social?! Por que, que temos direitos a saúde, a grande maioria sabe! Mas como participar ativamente desse processo e como fiscalizar se todos os nossos direitos realmente estão sendo cumpridos?!"O SUS deve identificar o usuário como membro de uma comunidade, com direitos e deveres, e não como recebedor passivo de benefícios do Estado. " Fica a dica! Parabééns!*

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, muito obrigada pelas contribuições, com certeza faremos em breve um post sobre esse assunto, super importante para todos nós, usuários do SUS. Continue nos acompanhando!

    ResponderExcluir