quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Terapeuta Ocupacional na Política de Saúde do Idoso


            O Terapeuta Ocupacional, trabalhando com a população idosa na atenção básica, pode intervir através da promoção de autonomia e independência, melhora na qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde. Utilizar como recurso a modificação do ambiente para a prevenção de quedas e acidentes, ajudar na organização medicamentosa e da rotina dos medicamentos, ensinar técnicas de conservação de energia, trabalhando com outros profissionais visando a melhoria da vida sexual do idoso. Além de ser um profissional com formação tanto para fazer atendimentos domiciliares como coordenar atividades de grupo para usuários com hipertensão e/ou diabetes, não somente com essas doenças, mas de acordo com a demanda do território.

MELLO, M.A.F. Terapia Ocupacional Gerontológica. In: CAVALCANTI, A. GALVÃO, C.R.C. Terapia Ocupacional Fundamentação & Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 367-376.
RIBEIRO, L.C. et al O gerenciamento da rotina medicamentosa sob óptica do terapeuta ocupacional: experiências no cenário da ESF. Pôster apresentado na semana do EVINCI, ENAF, ENEC 2010.

Colaboradora: Ana Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário