terça-feira, 2 de novembro de 2010

Terapeuta Ocupacional na Atenção Básica: Saúde Mental

Os transtornos mentais são altamente incapacitantes. Os indivíduos em processo de sofrimento mental tem dificuldades em participar de atividades produtivas (trabalho,por exemplo), de lazer e autocuidado ( cuidados com seu próprio corpo). Também podem ter dificuldades em estudar, cuidar de outras pessoas, participar de uma vida social (ir à igrejas, por exemplo). Como conseqüência, esses indivíduos se isolam e passam por um processo de exclusão social. Considerando esses fatos, percebe-se que essas pessoas precisam de atendimento em saúde, que compreende vários profissionais, incluindo médicos (clínicos gerais e psiquiatras), psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. Mas, por que Terapeutas Ocupacionais? O que eles podem fazer para tratar essas pessoas? Qual é a diferença entre o atendimento de terapia ocupacional e outros tipos de atendimento? Essas perguntas são comuns e o nosso objetivo é esclarecê-las. 
O terapeuta ocupacional tem a função de fazer um diagnóstico ocupacional, ou seja, identifica as dificuldades que o transtornado mental tem para fazer suas atividades nas áreas de autocuidado, lazer, participação social, trabalho, estudo,cuidados com os outros, etc. A partir disso, analisa juntamente com o paciente, qual é a atividade que este considera importante recuperar. Assim, elabora estratégias para que o paciente retorne a fazer essas atividades, utilizando de diversos tipos de ocupações. Frequentemente o terapeuta ocupacional é confundido com artista plástico, professor, psicólogo e recreador, pois pode utilizar das mesmas atividades feitas por esses profissionais. A diferença é que o terapeuta ocupacional utiliza desses recursos para que o paciente se engaje naquelas ocupações em que apresenta dificuldades e assim tenha autonomia e uma melhor qualidade de vida. Esse tratamento é fundamental para realizar a inclusão desses indivíduos na sociedade, e assim podem exercer seu papel de cidadão.
Na atenção básica, o terapeuta ocupacional pode se inserir no NASF e NAAPS( Curitiba). Assim, ele pode trabalhar com a população em seu território, promovendo a saude e prevenindo doenças. Em saúde mental, o terapeuta pode fazer atendimentos em grupo ou individuais visando:
• Realizar esclarecimentos ao paciente e sua família quanto ao transtorno e suas
complicações;
• Oferecer acolhimento para pessoas em sofrimento mental,ou seja, oferecer uma escuta e suporte nos momentos de crise, a fim de evitar ou amenizar um surto.
• Realizar palestras sobre como cuidar da saúde do transtornado mental;
• Elaborar oficinas terapêuticas para promover um retorno ao mercado de trabalho e às atividades de lazer;
• Elaborar atividades para que os indivíduos possam se engajar nas suas ocupações diárias.

Como cidadãos e usuários do SUS, temos o direito e o dever de exigir uma atenção básica de qualidade, aumentando a resolutividade dos serviços de saúde. Para isso, devemos estar informados acerca de todos recursos que podem colaborar para a melhoria desses serviços. Participe dos conselhos de saúde e peça a inclusão do Terapeuta Ocupacional nos NASF e NAAPS.

FONSECA,M.A.; A prática do terapeuta ocupacional em saúde mental a partir de uma perspectiva não excludente e de respeito às diferenças. In: Intervenções da terapia ocupacional Editora da UFMG

Colaboradora: Carol França

Nenhum comentário:

Postar um comentário